Ano: 2024

Data: 12/04/2024

Turno(s) Votação: 3º Truno

Tema: Denominações

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE RODOVIA CELSO ALVES FRICKS, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY.

No tocante ao nome proposto para a Rodovia, trata-se de justa homenagem prestada ao Sr. Celso Alves Fricks, falecido no dia 13 de setembro de 2009, aos 92 anos de idade. Celso Alves Fricks casado com Maura Pires Do Espírito Santo, através desse matrimônio, teve cinco filhos: Edilson, Celso, Edna, Edilete e Elça e vários netos e bisnetos. O Senhor Celso Alves Fricks foi um homem honrado na sociedade, honesto e comprometido com seus negócios, homem íntegro e amigo de todos os que estavam próximos, sempre a disposição da sociedade kennedense. Iniciou sua trajetória de sucesso e se tornou um homem forte na pecuária kennedense, destacando-se como uns dos maiores produtores rurais do município. Começou sua vida ainda muito jovem, no ano de 1935, quando o Sr. Celso tinha apenas 12 anos, nessa época ele começou a criar e vender perus para o estado do Rio de Janeiro.

Era uma jornada difícil, mas ele superava tudo e conseguia sempre cumprir suas metas. O Sr Celso relatava em vida que saía em direção ao estado do Rio de Janeiro tocando 80 perus estrada a fora, quando anoitecia ele parava na fazenda do Satiro, que era onde ele sempre ficava para dormir e, no outro dia, bem cedo, seguia viagem. Lá ele prendia os perus junto com as galinhas e guardava o milho ao invés de alimentá-los, quando já estava há uns 300 metros da fazenda, dava a comida para atravessassem o rio ltabapoana, onde era preciso amarrá-los nas canoas para fazer a travessia, uma dificuldade tremenda.

O Senhor Celso relatava que fazia tudo isso porque era uma questão de sobrevivência. Ao decorrer dos anos foi adquirindo várias propriedades e com muita garra formou uma grande fazenda na comunidade de pesqueiro, neste município. No ano de 1960, ele entrou para a Cooperativa de Laticínios Selita, a convite do seu grande amigo Afonso Costalonga, e juntos tornaram-se os maiores produtores de leite do município. O Sr. Celso relatava as dificuldades da época, as estradas eram de difícil acesso, e o leite tinha que estar na banca na hora do caminhão passar, senão ficava pra trás e perdia o leite.

As histórias não param por aí, quando o Sr. Celso relatava suas trajetórias, sempre lembrava dos momentos importantes de Presidente Kennedy que marcaram sua vida. Foi vereador no ano de 1966 a 1970, quando, na época, o então prefeito era saudoso Manoel Fricks Jordão. Sua participação na política local já vinha de anos, que fazem parte da história política do município, como o nome do primeiro prefeito e a escolha do nome do município.

O primeiro prefeito do município foi o Senhor lrysson da Silva, nos anos de 1964 a 1965, e depois o Senhor Virgilio Brezinsky, nos anos de 1965 a 1966, ambos interventores, a nomenclatura de Presidente Kennedy surgiu com a sugestão de Afonso Costalonga do Beri Porto e do Lúcio Moreira, que era delegado e presidente da Arena, assim relatava o Senhor Celso. Sua maior conquista, politicamente falando, foi quando elegeu seu filho Edilson de Souza Fricks corno prefeito do município, nos anos de 1983 a 1988, o único prefeito da história com mandato de 6 anos consecutivos, com o apoio fundamental de seus familiares e amigos conseguiu realizar seu sonho. Em sua trajetória de vida, o Sr. Celso Alves Fricks deixou sua marca e um lindo legado para todos nós, sua vida foi sempre recheada de muitas histórias, momentos difíceis, mas também de alegrias e conquistas, sua frase preferida era. "Eu nasci pra ser feliz ".

Desta forma, apresentamos a presente proposição, certos de que os Nobres Vereadores reconhecerão a importância da medida ora proposta.